Pular para o conteúdo principal

Longevidade segura! Como se preparar para chegar lá?




No Brasil, a população de idosos passou de 9,7%, em 2004, para 14,4%, em 2017, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A estimativa também prevê que, em 2060, esse número vai chegar a 33,7%, sobrecarregando ainda mais o sistema previdenciário brasileiro.

O tema da terceira idade, em geral, é debatido da seguinte forma: “o que o governo precisa fazer pela gente?” Sim, o Estado tem obrigação de cuidar da melhor maneira possível dos brasileiros, principalmente, aqueles em situação de maior vulnerabilidade. Os cidadãos, contudo, precisam também desenvolver a consciência de que o seu futuro e o seu bem-estar estão nas próprias mãos. Há muitas alternativas no mercado que oferecem uma longevidade financeiramente segura.

Quais são elas e como colocá-las em prática?

O primeiro passo pode ser divertido. Imagine o que gostaria de fazer na terceira idade. Por exemplo, viajar, curtir os netos, abrir um novo negócio ou praticar algum hobby. As possibilidades são infinitas. Em seguida, comece o verdadeiro dever de casa: calcule o quanto é necessário economizar por mês para garantir essa vida ideal.

Uma das formas de fazer uma estimativa é visitar o Simulador de Renda da Aposentadoria da Icatu. Lá, pode-se ter uma estimativa de quanto precisa poupar com a finalidade de realizar seus sonhos. Caso o valor seja muito alto, não se assuste. Comece com o quanto der para contribuir por mês e vá aumentando se possível.

Aplique esse valor em algum investimento de longo prazo. A previdência privada, na tabela regressiva, pode ser uma boa alternativa, pois a alíquota do Imposto de Renda é definida de acordo com o tempo de contribuição. Dessa forma, após de dez anos de pagamento, a taxa cai para apenas 10%. Além disso, é possível receber a quantia investida em forma de renda mensal, como um complemento ao benefício do INSS.

Para melhorar, caso o cliente contrate um PGBL, a previdência privada ainda oferece a vantagem de um diferimento fiscal de até 12% aos declarantes do formulário completo do IR. Isso dá oportunidade de economizar ainda mais para a aposentadoria.

Os contratantes do VGBL, normalmente declarantes do formulário simples, não têm o direito ao desconto. Em compensação, na hora do resgate, o imposto incide somente sobre o rendimento e não sobre a renda toda, como é no caso do PGBL.

Outra dica importante para ter uma longevidade mais segura é fazer um seguro de vida. Os termos “longevidade” e “seguro de vida” parecem não combinar na mesma sentença, não é mesmo? Só parece. As apólices, atualmente, oferecem inúmeras coberturas, como a de Doenças Graves e a de Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente. Elas podem ajudar com as despesas domésticas e até com tratamentos médicos, prolongando a vida e a recuperação do paciente. Se uma fatalidade, porém, ocorrer, a indenização ainda auxilia a família a seguir adiante com o conforto financeiro necessário.

Essas dicas devem ser colocadas em prática o mais cedo possível. Isso porque, na previdência privada, o tempo de contribuição é essencial para alcançar o valor almejado. No seguro também, pois é preciso estar saudável para se adquirir uma apólice. Ao seguir essas dicas, a longevidade realmente fica assegurada, mesmo que a vida não saia conforme o previsto.

Fonte: www.digital.icatuseguros.com.br/blog










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prevent Senior - Coleta domiciliar de exames laboratoriais

Em razão da prevenção de contágio do Corona Vírus, a Prevent Senior fechou todas as suas unidades de medicina diagnóstica, que realizam coleta de exames laboratoriais, por tempo indeterminado. Nesse período, laboratórios parceiros farão a coleta domiciliar de exames laboratoriais sem custo. AGENDAMENTO CDB Inteligência Diagnostica (11) 5908-7222 Atende: Cidade de São Paulo, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Guarulhos Laboratório CAMPANA Através do APLICATIVO CAMPANA ATÉ VOCÊ (disponível no APP Store e Google Store)  Dúvidas e orientações:(11)98946-6249 Atende: Zona Norte, Zona Sul, Zona Leste, Zona Oeste e Centro SALOMÃO ZOPPI  (11)5576-7878 ou agendamento@szd.com.br Atende: Cidade de São Paulo Atenção: Tenha em mãos o nome do beneficiário e o número de matricula; Exames de gasometria arterial e urina por sondagem vesical podem ser realizados nas unidades da Prevent Senior de medicina diagnóstica por imagem Tat...

Náutico - Equipamentos a bordo

Os equipamentos de salvatagem são itens de segurança e o seu porte é obrigatório. A ausência destes equipamentos estão sujeitas as penalidades previstas na lei. Para quem tem seguro, a falta de equipamento de segurança, ou equipamentos que estejam fora de seus prazos de validade, podem não ter os seguros indenizados em caso  de sinistro. Portanto, fiquem atentos! Para maiores informações acesse:  https://www.dpc.mar.mil.br/normam/N_03/normam03.pdf

Náutico - Dicas para escolher a sua marina

A marina é algo que deve ser escolhido com muita atenção, afinal o seu barco irá permanecer por  lá boa parte do tempo e nem sempre você estará por perto para dar  aquela olhadinha . Antes de qualquer coisa, faça uma lista com algumas marinas, de preferencia àquelas que seja de fácil acesso e esteja próximo ao local que irá navegar habitualmente. Lista na mão é hora de visitar cada uma delas, pois somente assim você irá constatar a realidade do local e verificar a qualidade do serviço proposto. A facilidade de acesso a água também é algo importante de se verificar, e para embarcações pequenas vale considerar a hipótese de marinas localizadas em canais, assim em dias em que  o mar não esta para peixe , você poderá fazer o seu passeio apenas pelo canal e aproveitar o dia sem surpresas desagradáveis. O valor da vaga, seja ela  seca ou molhada ,  varia de acordo com o tamanho da embarcação e os serviços disponibilizados. Itens para verificar: - ...