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Você sabe se comunicar a bordo?


Separamos alguns dos principais termos utilizados no meio náutico, para facilitar a sua comunicação a bordo.



Medidas náuticas

Pé – Um pé mede 30,48 cm ou 12 polegadas (1 polegada = 2,54 cm)

Milha náutica – Equivale a 1,852 km.

Nó – Representa 1 milha náutica por hora ou 1,852 km/h.

Principais medidas da embarcação

Boca – Largura máxima do barco.

Calado – Distância vertical entre a linha d’água e o ponto mais baixo do casco, com a propulsão. Mas se o calado se referir somente ao casco, não inclui a propulsão.

Arqueação – Volume interno do barco.

As partes do barco

Casco – Corpo principal ( Vamos comparar aos carros e dizer que é a lataria o chassi)

Convés – É o plano horizontal principal, que fecha o casco de barcos com comprimento por volta de 12 m – barcos maiores podem ter mais de um convés.

Proa – A parte da frente de um barco.

Popa – A parte de trás de um barco.

Meia-nau – A parte mediana do barco.

Bombordo (BB) – Lado esquerdo, com a proa do barco à nossa frente e a popa atrás.

Boreste (BE) ou Estibordo - Lado direito, com a proa à nossa frente e a popa atrás. .

Obras-mortas – A parte do casco acima da linha d’água.

Costado – A superfície das obras-mortas.

Posto de comando – Nas lanchas, a passagem lateral em volta da superestrutura faz parte do convés principal

Tijupá, flying bridge, flybridge, fly – Posto de comando acima do convés principal.

Casa das máquinas – É o compartimento dos motores, onde normalmente ficam também geradores e outros equipamentos.

Vigias – As janelas no costado e na superestrutura.

Escotilhas – Aberturas no convés que servem à passagem de tripulantes ou carga para o interior do barco

Guarda-mancebo – Estrutura de proteção formada por balaústres e cabos de aço fixada na borda.

Púlpito de proa, púlpito de popa – Os guarda-mancebos das extremidades do casco.

Lançador de âncora – Suporte ao qual se fixa a âncora.

Tipos de motores

De popa – É instalado na popa, fora do barco.

Centro-rabeta – O motor fica na popa, mas dentro do porão do barco, com a rabeta fixada no espelho de popa.

De centro – Vai dentro do barco, afastado da popa e ligado, no fundo do casco, ao eixo ao qual é preso o hélice, seguido pelo leme.

Hidrojato – O motor é acoplado a uma bomba que expele a água em alta velocidade, na popa (como nas motos aquáticas).

Centro-rabeta fixa (pod system) – composta por um motor colocado na popa ou afastado dela e por uma rabeta no fundo do casco.

Rabeta – Pequeno motor estacionário refrigerado a ar, montado em uma bandeja na popa do barco e acoplado a um eixo longo com um hélice traseiro, chamado de rabeta

A estrutura do barco

Quilha – Parte principal na estrutura, é como se fosse a espinha dorsal de uma embarcação.

Cavernas – As vigas que dão forma ao casco. São colocadas perpendicularmente à quilha, como costelas.

Longarinas – Vigas longitudinais, que seguem paralelas à quilha, cruzando as cavernas. Longarinas e cavernas são, geralmente, fixadas ao casco como um chassi.

Hastilhas – Chapas de reforço junto às cavernas, no fundo do casco.

Vaus – Ligam a parte superior das cavernas de bordo a bordo, para sustentar o convés.

Pés de carneiro – Colunas presentes em alguns barcos, para apoiar o convés junto com os vaus.

Roda de proa – Prolongamento da quilha na proa.

Talhamar – A superfície frontal da roda de proa.

Roda de popa – Continuação da quilha na popa.

Anteparas – O que, em uma casa, seriam as paredes. Costuma-se laminar as anteparas e o mobiliário junto à estrutura, para aumentar a resistência do casco.



Ferragens

Âncora – Peça de aço ou alumínio, composta de haste e uma ou mais “patas”, para “unhar” o fundo e segurar o barco no local.

Amarra – Cabo, corrente ou uma combinação de ambos, usada para ligar a âncora ao barco.

Hélice – É o responsável pela impulsão do barco. Pode ser de bronze, plástico, alumínio, aço inox ou de uma liga composta por uma mistura de níquel, bronze e alumínio (nibral).

Pé-de-galinha – Mancal por onde passa o eixo do hélice, fixado no fundo do casco.

Buzina – Peça oval ou em forma de U, que serve de guia e de proteção para os cabos na borda do barco.

Cabo – Nome para qualquer tipo de corda, exceto a do sino — se houver um a bordo.

Cunho – Amarrador em forma de bigorna fixado ao convés, para prender qualquer cabo.

Espia – Cabo que prender o barco ao cais ou píer.

Gato – Gancho cuja finalidade principal é ser preso a outra peça. Se tiver trava, é chamado de gato com barbela.

Gato de escape – Peça com pino, que permite soltura rápida. É chamado também de manilha de escape.

Manilha – Peça em forma de U ou de ferradura, para ligar dois componentes. Tem um pino rosqueável, chamado de cavirão.

Mosquetão – Composta por uma alça com um pino móvel, para engate e desengate rápido.

Lugares

Atracadouro - estrutura onde parar e amarrar uma embarcação

Pier - é uma passarela sobre a água, suportada por pilares ou estacas, para a atracação de embarcações.

Poita - corpo pesado utilizado para fundear, ou seja, para uma embarcação, como no meio de um rio por exemplo




Fontes 


















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