Pular para o conteúdo principal

Como equilibrar renda pessoal e finanças da empresa?


Libertar-se do chefe, ganhar mais flexibilidade de horários, encarar novos desafios ou ainda adaptar-se, para não ficar sem trabalho em meio à onda de desemprego. Os motivos são variados, mas o fato é que graças a esses fatores, o empreendedorismo tornou-se um setor em crescimento. Só por conta da crise financeira, por exemplo, surgiram 11,1 milhões de empresas no Brasil, nos 3,5 anos anteriores a agosto de 2017, segundos dados do Sebrae. Já de acordo com o Serasa, no primeiro semestre de 2017 houve um aumento de 10,5% de Microempreendedores Individuais (MEI).

Possuir um negócio, no entanto, não é tarefa fácil. A expectativa pode ser maravilhosa, mas a realidade não tem tanto glamour: responsabilidades, pagamentos de folha, de aluguel, de impostos etc. Além disso, não há ninguém para culpar por eventuais falhas. Todo o risco está nas mãos do dono - uma constante fonte de pressão e dor de cabeça. Por isso, a seguir vamos dar algumas dicas de como manter o negócio vivo por mais tempo. 

Desafios e dicas para a manutenção do negócio

Um dos erros mais comuns para quem abriu um negócio sem experiência na área administrativa é confundir a renda pessoal com as finanças da empresa. Essa mistura pode até mesmo levar ao endividamento ou ao fechamento da firma, se for feita sem cautela. 

O empresário possui o chamado pró-labore, uma espécie de salário como o de qualquer outro empregado. É somente com esse valor, que os administradores do negócio devem manter o seu orçamento doméstico. Todos na empresa necessitam estar cientes da importância dessa divisão, inclusive a família dos sócios, de forma a não haver prejuízos ou conflitos futuros.

Uma das maneiras de evitar esses reveses é fazer contas regularmente - sempre dividindo os orçamentos domésticos dos empresariais -, mesmo que se disponha de um contador. Recomenda-se levar em consideração no cálculo, as entradas, as saídas e a rentabilidade, com atenção extra aos gastos fixos. Possuir um fluxo de caixa eficiente e ter um capital de giro também são essenciais para preservar as operações funcionando.

Outra dica valiosa é pensar à frente. Uma vez a empresa estabelecida, ou se possível antes disso, vem o momento de investir, a curto, a médio e a longo prazo, visando a aposentadoria. Esse dinheiro permite inovar, conservar o negócio e até, quem sabe, expandi-lo. No orçamento doméstico, deve-se repetir a mesma mentalidade, porém, avaliando quais são os sonhos de cada um dentro da família. A casa própria? O carro? Uma viagem? Com planejamento e poupança, os desejos podem sair do papel.

A última sugestão, mas não menos importante, é voltar a estudar ou pedir ajuda a alguém. Se todas as dicas anteriores pareceram grego, significa que, talvez, necessite-se um auxílio no negócio. Isso não deve ser motivo de vergonha. Ninguém já nasceu sabendo tudo, principalmente, se o foco da área profissional do empresário for confeitaria, por exemplo. Nesse caso, o melhor seria fazer um curso de empreendedorismo ou de gestão empresarial. Na hipótese de não haver tempo ou dinheiro, também pode ser uma boa pedir ajuda a alguém especializado capaz de ensinar os fundamentos básicos de administração.  Ficar entendido do negócio é a melhor forma de ser bem-sucedido.

fonte: www.digital.icatuseguros.com.br/blog

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prevent Senior - Coleta domiciliar de exames laboratoriais

Em razão da prevenção de contágio do Corona Vírus, a Prevent Senior fechou todas as suas unidades de medicina diagnóstica, que realizam coleta de exames laboratoriais, por tempo indeterminado. Nesse período, laboratórios parceiros farão a coleta domiciliar de exames laboratoriais sem custo. AGENDAMENTO CDB Inteligência Diagnostica (11) 5908-7222 Atende: Cidade de São Paulo, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Guarulhos Laboratório CAMPANA Através do APLICATIVO CAMPANA ATÉ VOCÊ (disponível no APP Store e Google Store)  Dúvidas e orientações:(11)98946-6249 Atende: Zona Norte, Zona Sul, Zona Leste, Zona Oeste e Centro SALOMÃO ZOPPI  (11)5576-7878 ou agendamento@szd.com.br Atende: Cidade de São Paulo Atenção: Tenha em mãos o nome do beneficiário e o número de matricula; Exames de gasometria arterial e urina por sondagem vesical podem ser realizados nas unidades da Prevent Senior de medicina diagnóstica por imagem Tat...

Náutico - Equipamentos a bordo

Os equipamentos de salvatagem são itens de segurança e o seu porte é obrigatório. A ausência destes equipamentos estão sujeitas as penalidades previstas na lei. Para quem tem seguro, a falta de equipamento de segurança, ou equipamentos que estejam fora de seus prazos de validade, podem não ter os seguros indenizados em caso  de sinistro. Portanto, fiquem atentos! Para maiores informações acesse:  https://www.dpc.mar.mil.br/normam/N_03/normam03.pdf

Náutico - Dicas para escolher a sua marina

A marina é algo que deve ser escolhido com muita atenção, afinal o seu barco irá permanecer por  lá boa parte do tempo e nem sempre você estará por perto para dar  aquela olhadinha . Antes de qualquer coisa, faça uma lista com algumas marinas, de preferencia àquelas que seja de fácil acesso e esteja próximo ao local que irá navegar habitualmente. Lista na mão é hora de visitar cada uma delas, pois somente assim você irá constatar a realidade do local e verificar a qualidade do serviço proposto. A facilidade de acesso a água também é algo importante de se verificar, e para embarcações pequenas vale considerar a hipótese de marinas localizadas em canais, assim em dias em que  o mar não esta para peixe , você poderá fazer o seu passeio apenas pelo canal e aproveitar o dia sem surpresas desagradáveis. O valor da vaga, seja ela  seca ou molhada ,  varia de acordo com o tamanho da embarcação e os serviços disponibilizados. Itens para verificar: - ...