Pular para o conteúdo principal

Longevidade segura! Como se preparar para chegar lá?




No Brasil, a população de idosos passou de 9,7%, em 2004, para 14,4%, em 2017, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A estimativa também prevê que, em 2060, esse número vai chegar a 33,7%, sobrecarregando ainda mais o sistema previdenciário brasileiro.

O tema da terceira idade, em geral, é debatido da seguinte forma: “o que o governo precisa fazer pela gente?” Sim, o Estado tem obrigação de cuidar da melhor maneira possível dos brasileiros, principalmente, aqueles em situação de maior vulnerabilidade. Os cidadãos, contudo, precisam também desenvolver a consciência de que o seu futuro e o seu bem-estar estão nas próprias mãos. Há muitas alternativas no mercado que oferecem uma longevidade financeiramente segura.

Quais são elas e como colocá-las em prática?

O primeiro passo pode ser divertido. Imagine o que gostaria de fazer na terceira idade. Por exemplo, viajar, curtir os netos, abrir um novo negócio ou praticar algum hobby. As possibilidades são infinitas. Em seguida, comece o verdadeiro dever de casa: calcule o quanto é necessário economizar por mês para garantir essa vida ideal.

Uma das formas de fazer uma estimativa é visitar o Simulador de Renda da Aposentadoria da Icatu. Lá, pode-se ter uma estimativa de quanto precisa poupar com a finalidade de realizar seus sonhos. Caso o valor seja muito alto, não se assuste. Comece com o quanto der para contribuir por mês e vá aumentando se possível.

Aplique esse valor em algum investimento de longo prazo. A previdência privada, na tabela regressiva, pode ser uma boa alternativa, pois a alíquota do Imposto de Renda é definida de acordo com o tempo de contribuição. Dessa forma, após de dez anos de pagamento, a taxa cai para apenas 10%. Além disso, é possível receber a quantia investida em forma de renda mensal, como um complemento ao benefício do INSS.

Para melhorar, caso o cliente contrate um PGBL, a previdência privada ainda oferece a vantagem de um diferimento fiscal de até 12% aos declarantes do formulário completo do IR. Isso dá oportunidade de economizar ainda mais para a aposentadoria.

Os contratantes do VGBL, normalmente declarantes do formulário simples, não têm o direito ao desconto. Em compensação, na hora do resgate, o imposto incide somente sobre o rendimento e não sobre a renda toda, como é no caso do PGBL.

Outra dica importante para ter uma longevidade mais segura é fazer um seguro de vida. Os termos “longevidade” e “seguro de vida” parecem não combinar na mesma sentença, não é mesmo? Só parece. As apólices, atualmente, oferecem inúmeras coberturas, como a de Doenças Graves e a de Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente. Elas podem ajudar com as despesas domésticas e até com tratamentos médicos, prolongando a vida e a recuperação do paciente. Se uma fatalidade, porém, ocorrer, a indenização ainda auxilia a família a seguir adiante com o conforto financeiro necessário.

Essas dicas devem ser colocadas em prática o mais cedo possível. Isso porque, na previdência privada, o tempo de contribuição é essencial para alcançar o valor almejado. No seguro também, pois é preciso estar saudável para se adquirir uma apólice. Ao seguir essas dicas, a longevidade realmente fica assegurada, mesmo que a vida não saia conforme o previsto.

Fonte: www.digital.icatuseguros.com.br/blog










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bem-estar nas empresas aumenta produtividade

Mais do que o aumento da qualidade de vida, o bem-estar dentro de uma empresa pode mudar a produtividade dos funcionários. De acordo com uma pesquisa realizada pela Winning With Talent, um ambiente agradável aumenta em até 65% o desempenho de quem trabalha na companhia. Por este motivo, startups como GetNinjas e Nubank oferecem benefícios fora do convencional, buscando levar conforto e satisfação aos colaboradores. Fundado por Eduardo L'Hotellier, o GetNinjas, maior plataforma de contratação de serviços do Brasil, oferece aos seus mais de 100 funcionários serviços como massagem, mesa de sinuca, espaço para churrasco e descanso com puffs, redes e cadeiras de praia, além de frutas durante o dia. "Após a massagem rápida, volto para minha mesa com mais disposição e fico ainda mais concentrada nas atividades", conta Sandya Coelho, funcionária da empresa, que é uma frequente utilizadora do serviço. "Em geral, as pessoas passam uma parcela considerável do dia no trabalho. É …

Seguro para Bitcoin

Nos últimos tempos, temos escutado bastante sobre Bitcoin. Ela é uma moeda digital do tipo criptomoeda descentralizada. Responsável pelo ressurgimento do sistema bancário livre e que apresenta uma forma de pagamento totalmente inovadora. Mas você sabia que existe um seguro para Bitcoin? Se hoje o dinheiro que circula na praça depende do Banco Central, no caso do Bitcoin não há nenhuma instituição no comando. Nem Banco Central, nem governo ou bancos comerciais, é um dinheiro desestatizado. O Bitcoin possui uma existência apenas virtual. E todas as transições feitas pela internet em um espaço com códigos para garantir a segurança e os dados de cada um. Mas será que é realmente seguro? E qual a segurança que a pessoa tem de investir em Bitcoins? Seguro para bitcoin: Será que existe mesmo?A resposta é sim. Algumas seguradoras ao redor do mundo estão começando a oferecer proteção contra o roubo de criptografia. Elas se apresentam dispostas a enfrentar os desafios e os riscos desse setor em rá…

Como se planejar para ir a Copa do Mundo de 2022?

Copa do Mundo passou da metade, e as etapas finais se aproximam. Já começa bater aquela saudade por antecipação. Que tal aproveitar que o clima da competição ainda está no ar para começar a se planejar para a Copa de 2022? Quatro anos são mais do que o suficiente para conseguir poupar para viajar ao Catar. Economizar para ir a Copa não é muito diferente de poupar para qualquer outra viagem. É preciso calcular o preço das passagens, visto, hospedagem, transporte em terra e alimentação. A diferença é a necessidade de incluir no pacote os custos com os ingressos dos jogos. Grandes eventos sempre inflacionam todos esses preços. Por isso, quanto antes começar a juntar dinheiro, melhor. Assim, por uma quantia relativamente pequena todo mês, é possível fazer uma viagem bacana.

Em qual aplicação investir para ir à Copa do Mundo?
Além das contas básicas, outro ponto importante a se pensar é onde investir esse dinheiro. Existem diversas opções interessantes no mercado. Uma pouco mencionada é a pr…