Pular para o conteúdo principal

Longevidade segura! Como se preparar para chegar lá?




No Brasil, a população de idosos passou de 9,7%, em 2004, para 14,4%, em 2017, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A estimativa também prevê que, em 2060, esse número vai chegar a 33,7%, sobrecarregando ainda mais o sistema previdenciário brasileiro.

O tema da terceira idade, em geral, é debatido da seguinte forma: “o que o governo precisa fazer pela gente?” Sim, o Estado tem obrigação de cuidar da melhor maneira possível dos brasileiros, principalmente, aqueles em situação de maior vulnerabilidade. Os cidadãos, contudo, precisam também desenvolver a consciência de que o seu futuro e o seu bem-estar estão nas próprias mãos. Há muitas alternativas no mercado que oferecem uma longevidade financeiramente segura.

Quais são elas e como colocá-las em prática?

O primeiro passo pode ser divertido. Imagine o que gostaria de fazer na terceira idade. Por exemplo, viajar, curtir os netos, abrir um novo negócio ou praticar algum hobby. As possibilidades são infinitas. Em seguida, comece o verdadeiro dever de casa: calcule o quanto é necessário economizar por mês para garantir essa vida ideal.

Uma das formas de fazer uma estimativa é visitar o Simulador de Renda da Aposentadoria da Icatu. Lá, pode-se ter uma estimativa de quanto precisa poupar com a finalidade de realizar seus sonhos. Caso o valor seja muito alto, não se assuste. Comece com o quanto der para contribuir por mês e vá aumentando se possível.

Aplique esse valor em algum investimento de longo prazo. A previdência privada, na tabela regressiva, pode ser uma boa alternativa, pois a alíquota do Imposto de Renda é definida de acordo com o tempo de contribuição. Dessa forma, após de dez anos de pagamento, a taxa cai para apenas 10%. Além disso, é possível receber a quantia investida em forma de renda mensal, como um complemento ao benefício do INSS.

Para melhorar, caso o cliente contrate um PGBL, a previdência privada ainda oferece a vantagem de um diferimento fiscal de até 12% aos declarantes do formulário completo do IR. Isso dá oportunidade de economizar ainda mais para a aposentadoria.

Os contratantes do VGBL, normalmente declarantes do formulário simples, não têm o direito ao desconto. Em compensação, na hora do resgate, o imposto incide somente sobre o rendimento e não sobre a renda toda, como é no caso do PGBL.

Outra dica importante para ter uma longevidade mais segura é fazer um seguro de vida. Os termos “longevidade” e “seguro de vida” parecem não combinar na mesma sentença, não é mesmo? Só parece. As apólices, atualmente, oferecem inúmeras coberturas, como a de Doenças Graves e a de Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente. Elas podem ajudar com as despesas domésticas e até com tratamentos médicos, prolongando a vida e a recuperação do paciente. Se uma fatalidade, porém, ocorrer, a indenização ainda auxilia a família a seguir adiante com o conforto financeiro necessário.

Essas dicas devem ser colocadas em prática o mais cedo possível. Isso porque, na previdência privada, o tempo de contribuição é essencial para alcançar o valor almejado. No seguro também, pois é preciso estar saudável para se adquirir uma apólice. Ao seguir essas dicas, a longevidade realmente fica assegurada, mesmo que a vida não saia conforme o previsto.

Fonte: www.digital.icatuseguros.com.br/blog










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bem-estar nas empresas aumenta produtividade

Mais do que o aumento da qualidade de vida, o bem-estar dentro de uma empresa pode mudar a produtividade dos funcionários. De acordo com uma pesquisa realizada pela Winning With Talent, um ambiente agradável aumenta em até 65% o desempenho de quem trabalha na companhia. Por este motivo, startups como GetNinjas e Nubank oferecem benefícios fora do convencional, buscando levar conforto e satisfação aos colaboradores. Fundado por Eduardo L'Hotellier, o GetNinjas, maior plataforma de contratação de serviços do Brasil, oferece aos seus mais de 100 funcionários serviços como massagem, mesa de sinuca, espaço para churrasco e descanso com puffs, redes e cadeiras de praia, além de frutas durante o dia. "Após a massagem rápida, volto para minha mesa com mais disposição e fico ainda mais concentrada nas atividades", conta Sandya Coelho, funcionária da empresa, que é uma frequente utilizadora do serviço. "Em geral, as pessoas passam uma parcela considerável do dia no trabalho. É …

Roubo a residências aumentam no mês de julho

As férias de julho estão chegando, as crianças estão em contagem regressiva para a viagem e o check list está sendo feito. Porém, alguns cuidados são essências neste fase, pois no mês de julho, época em que as residências ficam mais tempo vazias devido as férias escolares, existe um aumento significativo de roubos, uma vez que se tornam alvos fáceis para os bandidos. Caso um imprevisto destes aconteça, o seguro residencial poderá ajudar a amenizar a sua dor de cabeça. Entre as modalidades de seguros disponíveis no mercado, o seguro residencial é um dos mais baratos, e segundo a Proteste, tem o maior índice de satisfação entre os consumidores. Além de proteger a sua casa contra incêndios, danos elétricos, roubos e acidentes naturais, existe também a possibilidade de incluir a assistência 24 horas que possuem benefícios como eletricista, encanador, chaveiro, e dependendo do plano contratado você poderá contar também com reparos de eletrodomésticos, limpeza de caixa d’agua e muito mais.
A…

Planejamento Familiar - Você sabe o quanto é necessário guardar para a educação dos seus filhos?

Quando os pais descobrem que estão esperando uma criança, a primeira preocupação que surge na cabeça é como pagar todos os gastos. Afinal, eles são inúmeros: fraldas, comida, roupas, brinquedos, plano de saúde e educação. Esse último item, então, pode ser o mais caro de todos.
Está cada vez mais dispendioso pagar por uma instituição privada no Brasil. Uma reportagem do Jornal Nacional, de setembro de 2017, mostrou que o aumento da educação chegou a 7,15%, enquanto que a inflação oficial, dos 12 meses anteriores a agosto, foi de 2,46%, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. No caso das creches, o crescimento dos valores foi ainda maior, chegando a 13,23%, só em Porto Alegre.
Uma das medidas encontradas para garantir a manutenção da educação é fazer um investimento. Um dos mais indicados é a previdência privada. Assim, quando chegar na adolescência, a renda pode ser revertida para complementar essas despesas.
Pode parecer estranho pensar em previdênci…